sábado, 13 de novembro de 2010

Série ADOLESCÊNCIA - C-2: Olhando pra frente (P-1)

    Introdução

    E aí pessoas, tudo bom? Bom, como no post anterior, gostaria de pedir desculpas à vocês mais uma vez. Foram diversos acontecimentos, tensão nos estudos, pessoas transformando-se brutalmente... Fora o tempo que fiquei um pouco longe daqui. Cheguei a fazer um rascunho desse capítulo num caderno, mas a preguiça de ir pegá-lo tá tomando conta de mim, então, vai tudo no improviso mesmo.
    E aí, vamos ao post?

___________________________________________________________ 

     ESCOLA: Provavelmente, você como qualquer adolescente não sente um interesse com um tamanho considerável por esse ambiente.
     Certamente, é um ambiente que com certeza você considera "chato" ao entrar na sala de aula pra escutar 50 minutos um adulto falando, ou mais da metade da aula passando textos e atividades pra nota - ou não. Mas, com certeza, você não ocupa como deve a sua mente pensando em como a escola é importante em nossas vidas. Claro, ao ler isso você deve estar falando "aff, esse post vai ser chato". Mas peço: CONTINUE LENDO, vai ser melhor pra você.
     Você já parou pra pensar no óbvio fato de que uma pessoa mais inteligente, ou seja, melhor preparada por uma escola, tem uma fatia maior nesse bolo de chances de arrumar um emprego? Você já parou pra pensar na importância daquele seminário CHATO PRA CARALHO de História, onde você falou de Getúlio Vargas?
     Pois é... Agora você pensa. Claramente, quanto mais seminários você apresenta pros seus coleguinhas, mas você se prepara pra falar em público - por mais que você começe falando para 30 pessoas. Além do que, depois de 3 seminários pra sua sala por bimestre, no fim do ano você pode acabar tendo que fazer um micro-discurso pra sua escola - reze pra isso acontecer -, e quem sabe, num futuro talvez próximo, você começe a falar pra 80 pessoas, 100... Por aí vai.
  
De dentro pra fora

     Você, como qualquer aluno entre 13 e 15 anos prefere fazer uma atividade ao ar livre, no páteo ou na quadra da escola. Com certeza isso talvez melhore o desempenho não só seu, mas como o de quaisquer outros alunos. Pô, é só parar pra pensar: A Sala de aula é um ambiente "limitado". Já um páteo ou uma quadra da escola são completamente diferentes, pois você tem mais liberdade, um ar mais puro pra respirar, tornando assim a aula mais legal - falo isso por experiência própria. Só não confunda isso com educação-física, que, em opinião particular de quem vos escreve, não deveria ser executada somente em quadras ou páteos, mas também em sala de aula (pelo menos duas ou três vezes por bimestre). Afinal, de que adianta aprender na prática uma atividade física do tipo "CARAAAAALHO, QUE FODA!!!!!!" sendo que não se tem uma preparação teórica, que, logicamente, seria dentro da sala.
     Ah, como eu pude esquecer? Tem também as atividades aos fins de semana, né? A menos que você prefira fazer como o carinha que tá escrevendo isso: Ficar sentado na frente do PC ganhando quilos e mais quilos, vivendo uma vida 'semi-sedentária' ao invés de praticar atividades físicas.
     Veja abaixo duas opiniões adolescentes sobre o Escola da Família, aquele programa que abre as escolas aos sábados e domingos pra atividades de lazer:


     "Eu acho legal, porque é uma forma de tirar os jovens das ruas, fazendo coisas que eles gostem, eu mesma já frequentei e gostei ;D aprendi a fazer fuxico e tals *-*", confessa Karen Kristine, de 14 anos. "Lá além de ter um monte de atividades legais, ajuda você em vários outros assuntos... Até mesmo com dificuldades pessoais, que você tem em casa com os seus pais, eles te apoiam e te aconselham em várias coisas, lá também é ótimo de fazer amigos", completa ela.
     Veja o que este adolescente de 13 anos diz sobre não ter o Escola da Família na escola dele: "Acho ruim, pois esse é um benefício que todos nós temos direito de ter", declara Henrique Moura, da capital paulista.
     Sim, é como você tá pensando. Essas duas opiniões foram extraídas via Merdaessenger (vulgo 'MSN'), e passaram por uma ou duas modificações - leia-se colocação de letra maiúscula no início da frase, etc.
     Há também quem não esteja "nem aí" pro escola da família, gente que já tá com o saco na garganta de ir pra escola em dias de semana, quem dirá aos fins deles.
     É como eu disse anteriormente e volto a repetir: provavelmente você não está nem aí pra escola. Mas é como dizem sobre algumas coisas, "é um mal necessário". Além de adquirir conhecimento, você pode aprender a trabalhar em equipe - coisa que COM CERTEZA terá de fazer quando adulto, exceto se você morrer depois de ler isso -, a se comportar em meio às outras pessoas, fora a aprimorar a leitura, escrita, fala e também aprender a ouvir. Temos também o fato de que aprendemos não só a trabalhar, mas também a CONVIVER em equipe. Talvez isso funcione se quando fizer 18 anos você entrar no BBB. Tô brincando...

     Bom galera... O post de hoje foi meio monótono, eu próprio não gostei, preciso confessar. Mas particularmente acho que, só com isso, já foi uma forma de mostrar à adolescentes como eu a importância da escola em nossas vidas. Vai dizer que você nunca namorou uma menina da escola? Eu t... Esqueçe, isso não importa agora.
    Acaba por aqui. Fiquem com Deus, e até a próxima!

________________________________

OBSERVAÇÃO: Sim, o "(P-1)" lá no título é de PARTE 1. É isso mesmo. Esse capítulo terá três - ou quatro - partes divididas por posts como esse da primeira. O tema continua o mesmo, onde "olharemos pra frente", porém falaremos de outra forma, de outros problemas, de outras soluções, de outras buscas...
    

  

6 comentários:

  1. achei mt leegal o post lucas ,
    eu li tudinho (yn'

    ResponderExcluir
  2. AAU - Gritin do Michael - Eu adoguei, Mosi. Li, quase tudo...mas mesmo assim, eu adogueei!

    ResponderExcluir
  3. eeee lucas, seus posts tao cada vez melhor! (:

    continue assim (:

    ResponderExcluir
  4. mto da hora esse post e vc falando que era monótono... um dos melhores posts do seu blog, meus parabéns... :D viva o blog \o/

    Felipe Mello

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre dei valor a escola, mas o fato é que dá pra melhorar muito o sistema de ensino, já que tem coisas realmente inúteis que aprendemos só pro vestibular e não usamos em nada nas nossas carreiras futuras.
    Mas ter conhecimento é sempre bom e útil. Nem se for pra discutir esporadicamente, ou pra usar profissionalmente, saber nunca é demais.

    Ótimo post, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Qd der, visite tb meu blog de humor!
    Um graande abraço e parabens pelo blog
    www.santaingnoranca.blogspot.com
    @santaingnoranca

    ResponderExcluir